Motivos de fazer um plano de trabalho

Para iniciar um projeto de pesquisa é aconselhável traçar um plano de trabalho. Este plano de trabalho seria um guia para começar o desenvolvimento da pesquisa. É importante definir todo o rumo do trabalho para não sair dos objetivos.

Para que isso não ocorre a VI Mostra IFTec criou um guia para iniciar um projeto científico.

Como criar um Plano de Trabalho:

1º- Definir um Tema: Pergunte-se “ O que é?” “Ao que se refere a pesquisa?”. Escolha um assunto que possa ser aprofundado e que cause interesse nas pessoas.

Exemplo: Meio Ambiente.

2º- Delimitar o Problema: “O que eu pretendo descobrir?”. A partir do tema, um assunto mais amplo, retire um fragmento que receberá mais estudo e pesquisa, busque problemas e questões que você precisa de respostas.

Exemplo: Causas da chuva ácida.

3º-Justificativa: “Porque pesquisar sobre esse assunto?”. Uma pesquisa sempre tem um “porquê”, tem um motivo para ser investigada, definir a importância de tratar e intervir sobre o assunto abordado na pesquisa.

Exemplo: É um problema atual e de interesse coletivo.

4º-Hipóteses e Objetivos:

Depois de definir o assunto que será pesquisado, determine as ações que pretende alcançar. E a partir dessas ações é possível afirmar ou negar algumas hipóteses que provavelmente serão respondidas após os resultados da aplicação do projeto. Com as hipóteses é possível delimitar mais o problema.

Exemplo: Formas de evitar ou diminuir a formação de chuva ácida.

5º Metodologia: organize os principais passos de como o trabalho será desenvolvido, juntamente com o prazo para cada uma das atividades.

Exemplo:

  • Resumo: prazo de entrega dia 21 de julho.
  • Data para realização: 30 de junho.
  • Apresentação do Resumo para o orientador:  03 de julho.
  • Postagem do resumo: 12 de julho.

    Como criar o RESUMO:

O que é um resumo?

“Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.” (Definição ABNT, Norma NBR 6028:2003)

O resumo é um texto que apresenta a síntese do projeto. De acordo com o regulamento da VI Mostra IFTec o resumo deve conter entre 200 a 300 palavras.

1º Passo: O que o resumo deve conter?

  • O assunto do resumo:

O assunto do projeto pode estar escrito na primeira ou segunda parte do resumo.  Nesta parte pode ser escrito  o tema geral do projeto e o teórico do problema trabalhado.

  • O objetivo do texto:

Os objetivos normalmente está na primeira ou segunda parte do resumo. Descreva o que o trabalho buscará como resultado.

  • A metodologia empregada:

A metodologia está na terceira parte do resumo seguida pelos resultados. Nesta parte do resumo escreva COMO (o modo) o trabalho será realizado, quais serão as formas de estudo, as normas, convenções adotadas e os princípios usados para chegar nos resultados. Coloque o maior número de informações sobre como o trabalho foi realizado.

  • Os resultados encontrados:

A quarta parte do resumo contempla os resultados encontrados, parciais ou finais.

  • As conclusões do autor:

A última parte do resumo apresenta as análise dos resultados do projeto. Nesta parte conquiste o leitor de que o projeto tem fins relevantes e que merece atenção.

Exemplo de Resumo:

O estudo da acidez e basicidade das substâncias é um tema bastante interessante, recorrente e atual. Para se determinar quanto uma substância é ácida ou básica usamos uma escala de potencial hidrogeniônica (pH) que varia de zero a quatorze. Muitas vezes utilizamos determinados compostos orgânicos que em meio ácido revelam uma cor e em meio básico outra, o que chamamos de indicadores, sendo utilizados para se inferir sobre o pH. Porém muitos deles são tóxicos, o que não se enquadra em um processo ambiental favorável e ainda são caros. Com base nisso, este projeto teve como objetivo utilizar plantas encontradas na região para serem utilizadas como indicadores de pH naturais. Duas das espécies testadas foram o X e o Y. As amostras foram trituradas em liquidificador, e após filtradas sob vácuo. O líquido obtido então foi utilizado para construção de uma escala de pH. Todos os compostos utilizados apresentaram distintas colorações para o meio ácido, básico e neutro. O X apresentou uma coloração amarelo citrino no ácido e uma coloração verde escuro, já o Y apresentou uma coloração rosa no ácido e uma coloração dourada na base. Com base nisso, podemos destacar que dois novos tipos de indicadores naturais foram possíveis utilizando plantas de fácil acesso. Dessa maneira foi possível agregar baixo custo na obtenção do indicador além de contribuir com uma proposta ambientalmente correta.

 

Legenda das cores: Assunto; Objetivos; Metodologia; Resultados e Conclusão

OBS: O resumo não tem divisão de parágrafos, por isso foi dividido em partes.

Lembre-se: O resumo para a VI Mostra IFTec deve conter de 200 a 300 palavras.

2º Passo: PALAVRAS-CHAVE

A partir do resumo escolha 3 PALAVRAS que são brevemente o tema do seu projeto.

Exemplo:  pH; indicadores de pH; plantas da região

3º Passo: TÍTULO

O título é a última parte a ser feita no resumo. Escolha um título que chame a atenção, esteja adequado com o projeto e faça relação com o resumo.

Exemplo: Novos Indicadores ácido-base Naturais

4º Passo: PÔSTER

Cada projeto terá um espaço onde será fixado o pôster explicativo do projeto, com dimensões de 60 cm (largura) por 90 cm (altura), de acordo com o modelo a seguir:

No pôster deve conter as seguintes informações:

  • Introdução;

Na introdução do pôster é importante apresentar uma contextualização do tema e dos problemas.

  • Objetivos;

Os objetivos do pôster seguem o mesmo modelo que o resumo: descrição do que o trabalho buscará como resultado.

  • Materiais e Métodos

Nesta parte é listado todos os métodos usados para a elaboração do projeto. Exemplo: pesquisas bibliográficas.

  • Resultados e Discussões

Use gráficos, diagramas, figuras, tabelas, todas informações coletadas para elaborar os resultados e discussões. Não se esqueça que resultados negativos também podem ser discutidos.

  • Conclusões

Apresenta as conclusões referente ao desenvolvimento do trabalho. Siga o mesmo modelo que o do resumo, argumente de forma que conquiste o público.

  • Referências

Apresente pelo menos duas referências utilizadas para a elaboração do trabalho, de acordo com a definição ABNT, Norma NBR 6023:2002.

Principais referências usadas:

1- Autor pessoal: Indica(m)-se o(s) autor(es), de modo geral, pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço. Exemplos:

  • ALVES, Roque de Brito. Ciência criminal. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
  • PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática, segunda série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995. 136 p.

2- Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. Exemplo:

  •  URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

3- Edição: Quando houver uma indicação de edição, esta deve ser transcrita, utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edição, ambas na forma adotada na língua do documento. Exemplos:

  • SCHAUM, Daniel. Schaum’s outline of theory and problems. 5th ed. New York: Schaum Publishing, 1956. 204 p.
  • PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 6. ed. Rio de Janeiro: L. Cristiano, 1995. 219 p.

4-  Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico.

  • SILVA, Ives Gandra da. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 19 set. 1998.
  • KELLY, R. Electronic publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: <http://www.aps.org/apsnews/1196/11965.html>. Acesso em: 25 nov. 1998.
  • ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em:<http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 28 nov. 1998.

Acesse o link e conheça as normas sobre referências:

NORMAS DA ABNT NBR6023:2002

Exemplo de Pôster pronto: