Como fazer um plano de trabalho

Para iniciar um projeto de pesquisa é aconselhável traçar um plano de trabalho. Este plano de trabalho seria um guia para começar o desenvolvimento da pesquisa. É importante definir o rumo do trabalho para não sair dos objetivos.

Para que isso não ocorra a Comissão organizadora da  IX Mostra IFTec criou um guia para iniciar um projeto científico.

 

Como criar um Plano de Trabalho:

Para criar um plano de trabalho vamos utilizar a ideia de um funil (como da figura abaixo) para pensarmos em como podemos lapidar uma ideia inicial.

Dentro do desenho pensamos em algumas perguntas que irão nos levando a uma solução. 

1ª etapa: Ela é a parte superior, nesse caso ela é a parte de cor azul marinho. Nessa primeira  etapa vamos pensar: “Qual área quero estudar? ”. Esta pergunta irá nortear toda a nossa  pesquisa. 

2ª etapa: Aqui vamos pensar: “Qual problema eu quero tentar solucionar dentro desta  área? ”, “ Será que esse problema é relevante? ”, “Já existem soluções para este problema? ”. 

3ª etapa: Mas apesar dos outros problemas relacionados, “Porque você escolheu esse problema?  ” ,“Qual a importância disto para você e para o mundo? ”. 

4ª etapa: “Porque aconteceu ou continua acontecendo? ” E porque há pessoas que estudam esse problema? ”. 

5ª etapa: Estamos quase achando uma solução, mas, “O que é preciso para isso? ”, “Como  podemos reduzir ou acabar com o problema? ” 

6ª etapa: Essa é a parte em que detalhamos a nossa solução: “O que é preciso para essa  solução acontecer?” e  “Como vamos fazer para atingirmos o nosso objetivo? ”.

Vamos ver um exemplo dessa técnica:  

1ª etapa: Área: Meio Ambiente 

2ª etapa: Problema: Queimadas no pantanal 

3 ª etapa: Qual a importância disso? Muitos animais morrem por conta que seu habitat natural  morre. 

4ª etapa: Por que isso acontece? Muitas pessoas botam fogo de propósito para limpar a mata. 

5ª etapa: Solução: Evitar que as primeiras chamas comecem. 

6ª etapa: Como solucionar? Diminuir o custo para a limpeza dos terrenos. 

Após termos tudo para a criação do nosso projeto, vamos para a criação do resumo.

Como criar o RESUMO:

O que é um resumo?

“Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.” (Definição ABNT, Norma NBR 6028:2003)

Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. No resumo coloque em poucas palavras as ideias que desenvolveu ao longo do projeto. 

Verifique o Regulamento da Mostra IFTec sobre o resumo e atenda as especificações.

1º Passo: O que o resumo deve conter?

  • O assunto do resumo:

Faça uma linha de pensamento entre o tema geral da sua pesquisa até o assunto específico escolhido, logo após traga as questões que serão discutidas no projeto. O assunto do projeto  pode estar escrito na primeira ou segunda parte do resumo.

  • O objetivo do texto:

O objetivo é a aspiração do projeto, uma meta de pesquisa, um propósito, ou seja, é a  finalidade do trabalho de pesquisa, que indica o que vai ser desenvolvido. Os objetivos  devem nortear o leitor, fazendo que o trabalho seja facilmente entendido. Os objetivos  normalmente estão na primeira ou segunda parte do resumo.

  • A metodologia empregada:

Nesta parte do resumo escreva COMO (o modo) o trabalho será realizado, quais serão as  formas de estudo, as normas, convenções adotadas e os princípios usados para chegar nos  resultados. É a metodologia que indica qual sua base de fundamento em pesquisa, coloque  o maior número de informações sobre como o trabalho foi realizado. A metodologia está na  terceira parte do resumo seguida pelos resultados. 

  • Os resultados encontrados:

Essa parte do resumo deve indicar qual ou quais foram os principais resultados obtidos, de forma  objetiva e direta. Apresente os resultados de forma sincera, podendo ser eles: positivos, negativos, parciais, finais, conclusivos ou até mesmo, inconclusivos. É muito importante  apresentar informações quantitativas reais ao invés de afirmações vazias. Assim o leitor  perceberá que de fato o trabalho teve resultados. Normalmente os resultados são  encontrados como a quarta parte do resumo.

  • As conclusões do autor:

Conclusão é a parte do resumo que apresenta as análises dos resultados do projeto. É uma  das partes mais importantes, por ser o momento de conclusão do que foi desenvolvido no  projeto em questão de conteúdo e reforçar a ideia principal do mesmo, visando sempre  mostrar ao leitor a importância do mesmo, incentivando-o a refletir e ressaltando a contribuição  do trabalho. Conclusão é a última parte do resumo.

Exemplo de Resumo:

(Introdução/Assunto:)  As questões sobre o meio ambiente têm sido cada vez mais pertinentes tratando-se do futuro da humanidade. Uma das questões que tem chamado atenção são as queimadas no pantanal, elas trazem mudanças climáticas, mudam a composição da atmosfera e diminuem consideravelmente a biodiversidade da região pantanense. Uma das possíveis causas para as queimadas seriam as limpezas de campos de pastagem para o gado com o ateamento de fogo para que o capim se renove, porém essa técnica além de ser considerada “atrasada”  traz inúmeros problemas para a terra e para a saúde dos envolvidos. (Objetivo:) Buscou-se então, formas de solucionar esse problema, evitando o uso do fogo para esse processo, (Metodologia:) através de uma pesquisa bibliográfica detalhada e entrevistas com pecuaristas, encontrou-se outras formas para a renovação de pastagens no campo. (Resultados:)As Técnicas da Leira e Pastejo Rotacionado, técnicas que necessitam de estudos para serem implementadas, porém instituições ligadas ao governo como a SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferecem cursos gratuitos na forma EAD- Educação a distância. A leira trata-se da preparação do solo com uma máquina que limpa como se estivesse rastelando o local, já o Pastejo Rotacionado ou Voisin, consiste na divisão da área de pasto em mangas menores ou piquetes, onde os animais alternam o pastejo em períodos fixos de ocupação e descanso, de acordo com as condições da pastagem. (Conclusão:)Como base nisso, concluímos que a limpeza do pasto pode ocorrer de forma sustentável sem perdas no meio ambiente que está inserida, o que pede uma dedicação maior dos pecuaristas quanto ao estudo de novas técnicas de criação bovina. Porém, os esforços do hoje, mantendo um solo bem cuidado nos proporcionam um solo produtivo de amanhã.

OBS: O resumo não deve conter as palavras: introdução/assunto, objetivos, metodologia,  resultados e conclusão. Isso é apenas um exemplo ilustrativo. 

Lembre-se: O resumo para a IX Mostra IFTec deve conter de 200 a 300 palavras.

2º Passo: PALAVRAS-CHAVE

São palavras que resumem o tema principal de um texto. Identificam ideias e temas importantes  para servir de referência a pesquisas. A partir do resumo escolha 3 PALAVRAS que são  brevemente o tema do seu projeto.

Exemplo:  Queimadas, Pantanal, Pecuária.

3º Passo: TÍTULO

O título é a última parte a ser feita no resumo. Escolha um título que chame a atenção, seja conciso,  esteja adequado com o projeto, faça relação com o resumo e faça com que as pessoas tenham  vontade de lê-lo. 

Após a confecção do resumo, vamos para a criação do vídeo.

Como criar um VÍDEO 

Estamos deixando disponível um tutorial de como gravar seu vídeo para a IX Mostra IFTec!

Ele é composto de três vídeo, que podem ser assistidos na sequência abaixo:

 

Para a confecção do vídeo, deverão ser seguida algumas regras: 

O vídeo deverá ser feito por slide show narrado (diaporama) e/ou apresentado pelo estudante  fisicamente; 

Deve conter no mínimo 3 (três) minutos e no máximo 5 (cinco) minutos;

O orientador e coorientador não devem participar do vídeo; 

O vídeo deve ser gravado na horizontal;

O vídeo deve conter legendas!!!

Dicas para a produção do vídeo: 

Monte um roteiro de vídeo antes de começar a gravá-lo. O roteiro pode seguir as seguintes  ideias: 

Início/Introdução – Esse é o momento de você se apresentar, utilize essa frase padrão: “Oi,  meu nome é xxx e o meu projeto é xxx. Estudo na escola XX e estou no XX ano” 

Exemplo: Oi, meu nome é Maria e meu projeto é sobre as Queimadas no Pantanal. Eu estudo no IFRS –  campus Caxias do Sul e estou no 3º ano do curso Técnico em Fabricação Mecânica. 

Introduza o tema geral do seu trabalho até o assunto específico (crie contextualização). Na sequência apresente a questão/problema do projeto, qual o objetivo a ser alcançado e a sua respectiva importância.

Meio/Desenvolvimento – Você deve fazer o desenvolvimento do tema através de tópicos.  Escolha os pontos principais. Não tente falar tudo sobre seu tema. Nesse momento você deve  apresentar como foi conduzido o projeto, quais são as hipóteses, e como foram  levantados os dados. Apresente argumentos que sustentem o objetivo proposto. 

Fim/Conclusão – Você deve finalizar seu vídeo apresentando os resultados obtidos ou  esperados. Deixe claro para o ouvinte o que pode ser respondido com o seu projeto, traga a sua  contribuição para o assunto. Você precisa responder à pergunta ou promessa gerada na  introdução. Conquiste o público!! 

Seja criativo na produção do vídeo, mas não esqueça de que é importante ser bastante claro,  breve e objetivo na linguagem e na expressão de suas ideias, para que todos possam  compreender. Se possível utilize imagens e outros pequenos vídeos para que se torne mais  ilustrativo. Não esqueça de legendá-lo.

Click aqui e assista o tutorial que elaboramos para você de como legendar os vídeos!

Além disso, segue  alguns links de sites que disponibilizam material para produção de vídeo livre de direitos autorais. Se você utilizar um desses sites, não esqueça de no final de cada vídeo, acrescentar a lista de sites utilizados.

Exemplo:
Música: Bensoud royality free music ( https://www.bensound.com/)
Animações: stockvideo (http://www.xstockvideo.com/)