A Mostra IFTec é um evento de caráter científico-cultural, que conta com exposição de trabalhos científicos, apresentações culturais, feira do livro, oficinas e mostra de desenho. O evento é voltado para o público jovem, sobretudo estudantes e professores das redes pública e privada de ensino  de Caxias do Sul e região. O evento ocorre nas dependências do IFRS – Caxias do Sul, geralmente, no primeiro fim de semana de outubro ou no último de setembro.
No ano de 2017 a Mostra IFTec chega a sua sexta edição. Ao longo desses seis anos de história, a Mostra ajudou a realizar muitos sonhos, além de possibilitar o contato de jovens estudantes com a pesquisa e o saber científico como ferramentas de transformação social. Dentre os resultados obtidos em edições anteriores, destacam-se o credenciamento do primeiro lugar geral do ano de 2016 para participar da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e do segundo lugar geral para participação na MOSTRATEC (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia). Esse último trabalho, do estudante Renan Monteiro da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Apolinário Alves dos Santos, foi credenciado para mais duas feiras: I Giovani e le Scienze em Milão, na Itália; e Expo Science Internacional, Esi Mundi – MILSET, em Fortaleza, no Ceará.
Além do trabalho premiado na última edição, outros estudantes vencedores da Mostra IFTec já obtiveram ótimos resultados, sendo classificados para participar de feiras fora do país. Dentre esses, podemos citar o trabalho “THB – Um estudo sobre as características do portador”, também da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Apolinário Alves dos Santos, credenciado em 2015 e posteriormente agraciado com participação na Expociência Nacional, em Villahermosa, no México.
Na última edição, a Mostra IFTec  contou com a participação de 231 estudantes apresentando trabalhos, todos de escolas públicas da região de Caxias do Sul. Os trabalhos foram apresentados em diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, conforme segue:

Níveis de ensino:

• Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Ensino Médio Técnico.

Áreas do conhecimento:

• Artes.
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Sociais Aplicadas;
  • Ciências Humanas;
  • Engenharias;
  • Linguística, Letras e Artes.

A VI Mostra IFTec (2017) abre as inscrições para submissão de resumos de natureza científica, apresentações artísticas e submissão de desenhos e fotografias (Mostra de Desenho e Fotografia) a partir de junho de 2017. Confira mais informações no regulamento e nos links disponíveis neste site.

Comissão organizadora da VI Mostra IFTec